terça-feira, 3 de junho de 2008

Anos de história mas a audiência a mesma!


Com seu surgimento no ano de 1940, a Universal Estúdios não imaginava que seu novo desenho poderia fazer tanto sucesso assim. Porém nem tudo foram rosas.
Idealizado por Walter Lantz para que seu estúdio não ficasse com apenas um personagem, criou o “Knock Knock” mas foi rejeitado. Mesmo assim, Lantz não desistiu. Insistiu para que seu desenho fosse para o ar, pois ele apostava tudo nisso. A Universal, não teve outra escolha, publicou e o sucesso foi grande. A partir daí, Pica-Pau tornou-se o mais novo e famoso desenho do mundo, assistido até hoje, possuindo ao todo 195 episódios. Seu nome original é “Woody Woodpecker”, mas para nós é simplesmente Pica-Pau!
O desenho é composto por 17 personagens, todos oriundos da própria fauna, e todos se dão muito bem. Os personagens vão de sua namorada, Paulina (Woody Woodpecker), seu sobrinhos, Toquinho e Lasquita (Knothead e Splinter), o Zé Jacaré (Gabby Gator) que quer sempre comer o Pica-Pau, a bandidos como o Dooley (Dapper Denver Dooley). São personagens que aparecem apenas em alguns episódios ou sempre acompanham as trapalhadas de Pica-Pau. A primeira dublagem foi feita por Walter Silva e feita pela AIC-SP, mas foi mudando ao passar dos anos. O desenho também teve indicação numa das mais importantes premiações do cinema, distribuído pela Academia dos EUA, na cidade de Los Angeles (EUA): o Oscar!
Tendo três indicações, mas nenhuma premiação ganha, com proximidade de anos. A primeira indicação foi no ano de 1943, concorrendo na categoria ‘Curta Animado’ com o episódio “O Acrobata Maluco” (nome em português). O outro foi em 1947, também na mesma categoria, com o episódio “Trechos musicais de Chopin”. E sua última indicação foi para a categoria ‘Melhor canção original’, no ano de 1948, com a música “The Woody Woodpecker Song”, do episódio “Apólice Cobertor”.
A pesar de o Pica-Pau ser um animal típico do Brasil, que é classificado como um piciformes, seu idealizador o imagina sempre em lugares e situações fora daqui. Sendo aqui ou sendo lá, o que mais interessa é que apesar de muitos anos depois de sua idealização o desenho animado “Woody Woodpecker”, ou Pica-Pau mesmo, ainda é um ícone dos desenhos animados no mundo.